quarta-feira, 21 de setembro de 2011

NOVOS HORIZONTES vs NOVO MUNDO



Após os descobrimentos, as américas recebeu o nome de Novo Mundo. Ao lado de outros factos que encerarm o final da Idade Média, o descobrimento do novo mundo constituiu para a humanidade de outrora, especialmente para Europa, o surgimento de uma realidade nova e inesperada, que serviu de contraposto aos trágicos sucessos que destruiram de uma vez por todas a figura do mundo herado da antiguidade. O homem do renascimento, agitado por ideias e por aspirações novas, sentiu que o seu espaço geográfico ainda era estrito para as ambições que o impulcionavam para outros rumos, e descobriu que os roteiros traçados por viandantes e navegadores o chamavam a explorar Horizontes, que alargaram um mundo que já não era capaz de conter a magnitude dos seus projectos e das suas necessidades. A terra descoberta por Colombo, uma vez esclarecido o engano de que fora o extremo não conhecido das Indias Orientais, logo adquiriu identidade e nome próprios, para começar a integrar-se à civilização e para oferecer à Humanidade a vasta extenção dos seus territórios.
Gradualmente surgiram novidades: reflexões teológicas e filosóficas, novas tecnícas, uma nova forma de ver a vida, uma terra desejável que deu substância às utopias do renascimento e do iluminísmo, e a partir do ponto de vista cristão, um espaço em que a fé encontrou terreno propício para germinar e se arraigar com firmeza e para daí passar para mundos ainda mais novos.
Assim sendo, onde colocar o homem de hoje que cada vez mais precisa perceber o seu sentido de vida?....dúvida esta, que desde muito quebrou as mentes detentoras da sabedoria!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário