quinta-feira, 29 de setembro de 2011

A Santidade do Corpo

 Onde está................?

Assim mesmo......!?

É do coração que provêm os maus pensamentos, os homicidios, os adúltérios, as impurezas, os furtos, os falsos testemunhos, as calúnias. É isso que mancha o homem..(Mt 15, 18-20).
Fostes chamados à liberdade... não abuseis dela como pretexto para prazeres carnais. (Gl 5,13).
1.      Não há um cetímetro do corpo humano que não seja belo e que não seja santo. Mas podemos pôr defeitos nele e achá-lo feio. Podemos usá-lo de maneira impura e egoísta e torná-lo apenas instrumento de prazer carnal. Podemos  abusar do nosso corpo ou do corpo de outra pessoa para satisfazer os nossos instintos sem o mínimo respeito pelos sentimentos da pessoa. Nesse caso o sujo somos nós, não o corpo! Deus não fez nada sujo. Nós sim!
2.      Há jovens que abuzam da sua beleza. Acham-se donos de um corpo belo e decidem exibí-lo dizendo que o que é bonito é para se ver. É uma visão materialista do corpo. Pensam apenas na estética e não na ética. Outros escondem-no demais, dizendo que o corpo leva ao pecado. É uma visão maniqueísta e deturpada do corpo. Vivem como se o pecado estivesse no físico das pessoas. E há os que sabem quando, onde, a quem e porque mostrá-lo e com quem usá-lo. É a visão cristã do corpo.
3.      À maioria dos que crêem em Deus o que se lhes pede é que respeitem o seu corpo e o corpo da criança, do jovem, do homem e da mulher e do ancião, como instrumento de santidade e ternura. Que ninguém castigue demais o seu corpo, que ninguém o idolatre, que ninguém o use para prazeres irresponsáveis como bebida em excesso, jejuns em excesso, tóxicos, brincadeiras perigosas. Seria uma agressão ao corpo.  O nosso corpo existe para ser amado, ser visto e admirado, nunca para provocar o instinto carnal dos outros.

Quem vê o seu corpo como instrumento de diálogo com o mundo jamais exagera nos trajes e não faz dele um cabine de roupas. Faz dele um ser vivo e inteligente e não um estrumento de exposição.
Em suma: o corpo é santo e é para ser partilhado de maneira santa com uma pessoa muito amada e especial que jamais usaria como coisa. É um dom de Deus e templo do espirito Santo. Pois precisa de ser puro e direcionado sempre para Deus que por amor criou o homem.

                          ( Zezinho, Chamados a viver, paulinas, São Paulo, 1987, p.74)

2 comentários:

  1. Ola Belarde. A beleza não é uma qualidade fixa
    ou imutável, mas relativa, por muito que a nossa cultura proponha que todos os ideais de beleza feminina partem de um modelo único, visao que cada um tem para caracterizar o corpo ou objeto mulher. essa mulher ai nao passa de uma maluca teve dificuldades de encontrar outra saida agora usando o seu corpo para dominar o homen. pois acha-se ela de rainha mas fim ao cabo nao passa de uma merda.
    agradeco as nossas humildes irmas do campo que aprenderam e sabem valorizar o seu corpo.
    Fernando

    ResponderEliminar
  2. Logicamente meu caro! tudo temos que fazer para que a dignidade humana e respeito pelo corpo se estime em nossas sociedades. grato pelo comentário

    ResponderEliminar